Concurso de Eficiência Energética em Marcha até 31 de outubro!

Concurso de Eficiência Energética em Estabelecimentos Escolares

Quem Promove?

A ANESPO, em parceria com a AEEP, no âmbito do Programa para a Promoção da Eficiência no Consumo de energia elétrica (PPEC) financiado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

Objetivo?

Sensibilizar os jovens em idade escolar para a eficiência energética.

Quem pode concorrer?

Jovens (idade mínima de 15 anos) que frequentem o Ensino Profissional e Secundário. Os participantes podem candidatar-se, individualmente ou em grupo (composto no máximo por cinco elementos), no âmbito de uma escola. Em caso de empate na avaliação, serão valorizados os trabalhos coletivos e multidisciplinares.

Temas a apresentar?

O tema central do concurso é a EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

“A eficiência energética é a otimização que realizamos no consumo de energia”.

É possível fazer uma utilização responsável, ou seja, consumir menos energia em cada produto ou serviço que utilizamos, sem alterar o nosso estilo de vida ou sem abdicar do nosso conforto. A isto chama-se eficiência energética e não é um conceito difícil de perceber nem de praticar, mas implica tomar medidas. Estas medidas dividem-se tipicamente em medidas comportamentais e medidas tecnológicas. As medidas comportamentais são originadas por ações no nosso quotidiano para poupança de energia. Por exemplo, apagar a luz ao sair de uma sala de aula é o princípio mais simples destas ações. Outra medida é a escolha, aquisição e utilização adequada de equipamentos sem ter de diminuir o seu conforto, como, por exemplo, iluminação mais eficiente do tipo LED ou etiquetagem energética de equipamentos.

Que tipos de trabalhos podem ser apresentados?

Serão aceites trabalhos em todas as categorias e em todos os formatos, sendo incentivada a criatividade em todos os aspetos (conteúdos, materiais, técnicas, etc.). No entanto, os trabalhos deverão observar as seguintes limitações:

  • Texto (prosa ou verso): mil (1.000) palavras
  • Desenho - Suporte de papel (pranchas): formato A0 (841mm * 1.189mm)
  • Vídeo e áudio - Suporte de vídeo e áudio carregados para o Youtube (4 minutos de duração e 250MB);
  • Maquetes e outras estruturas: 1 metro cúbico e 5 quilograma.
  • Happening/Performance - Breve descrição e registo em formato vídeo

IMPORTANTE: A categoria Happening/Performance é a única onde o número de participantes não tem limites. O happening é uma manifestação artística ao vivo que envolve improvisações e participação da audiência numa mistura de performances teatrais, dança, canto, poesia e artes plásticas. A performance é uma modalidade de manifestação artística interdisciplinar que - assim como o happening - pode combinar teatro, música, poesia ou vídeo, com ou sem público. Estes trabalhos deverão ter uma breve descrição e ser registados/apresentados a concurso em formato vídeo (Youtube - 4 minutos de duração e 250MB).

Os trabalhos que não obedeçam às temáticas ou que ultrapassem as limitações especificadas poderão ser excluídos da avaliação no âmbito do concurso. Cada trabalho deverá conter a identificação dos autores (nomes e respetivas idades). Para além da identificação dos autores é obrigatório a identificação da escola e dos professores/responsáveis que acompanharam a sua execução. Todos os trabalhos submetidos são passíveis de poderem vir a ser reproduzidos, em distintos formatos, quantidades e ocasiões, sem fins lucrativos e por alguns ou todos os promotores, em ações de sensibilização para a eficiência energética. Os trabalhos vencedores poderão vir a ser divulgados nos portais das entidades promotoras.

Como se inscrever?

As inscrições devem ser feitas na ANESPO através do e-mail geral@anespo.pt e o responsável pela inscrição deverá indicar a escola, a pessoa a contactar, o telefone e o e-mail.

Onde entregar?

Os trabalhos devem ser entregues na ANESPO ou através do e-mail geral@anespo.pt. O envio dos trabalhos por correio, ou por e-mail, é da responsabilidade dos concorrentes.

Quando entregar?

Os trabalhos deverão ser enviados para a ANESPO, impreterivelmente, até́ ao dia 31 de outubro de 2019.

Quem avalia?

Os trabalhos apresentados a concurso serão apreciados por um júri constituído por um representante da ANESPO, um representante da AEEP e um técnico especialista na área.

Critérios de avaliação

Os trabalhos serão avaliados considerando os seguintes aspetos:

  • Rigor técnico e científico do trabalho;
  • Originalidade e criatividade na abordagem do tema;
  • Componente estética do trabalho;
  • Média etária (quando grupo).

Prémios?

No dia do workshop final do projeto ARION – Eficiência Energética em Estabelecimentos de Ensino, a realizar nofinal de novembro, todos os participantes receberão um certificado de participação e lembranças. Serão distinguidos três trabalhos vencedores, os quais terão apresentação pública no referido workshop, conforme programa a divulgar.

Os trabalhos premiados terão direito a:

1º Lugar –1 kit fotovoltaico

2º Lugar – 1 monitor de energia

3º Lugar – 1 tomada inteligente

Dúvidas

Serão esclarecidas pela ANESPO de cujas decisões não haverá recurso.

 

APOIOS: ANESPO, AEEP, ENERSTRAT, ZE

Programa para a Promoção da Eficiência no Consumo de energia elétrica (PPEC) Financiado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE)

 

Share:

Seguinte