- A temperatura de 22ºC é suficiente para manter o conforto térmico.
- Ligue o aquecimento só́ após ter arejado a casa e fechado as janelas.
- As válvulas termostáticas em radiadores e os termóstatos programáveis são soluções práticas, fáceis de instalar e que podem amortizar rapidamente o investimento realizado através de importantes poupanças de energia (entre 8% e 13%).
- No caso de ausência por umas horas, reduza a posição do termóstato para os 15ºC (o modo de “economia” de alguns modelos corresponde a esta temperatura).
- Se possuir radiadores a água, o ar que possam conter no seu interior dificulta a transmissão de calor da água quente para o exterior. É conveniente purgar este ar, pelo menos uma vez por ano, no inicio da utilização. No momento em que deixe de sair ar e passe apenas a sair água, a purga estará́ feita.
- Não cubra os radiadores nem encoste nenhum objeto, pois dificultará a adequada difusão do ar quente.
- Para ventilar completamente uma sala/gabinete é suficiente abrir as janelas por um período de 10 minutos. Não é necessário mais tempo para a renovação do ar.
- Feche as persianas e cortinas durante a noite para evitar perdas de calor significativas
- No verão, se possível areje os espaços quando o ar da rua estiver mais fresco (primeiras horas da manhã ou à noite).
- Instale os aparelhos de ar condicionado em locais que não sejam atingidos pelo sol ou onde se verifique uma boa circulação de ar. No caso das unidades exteriores de ar condicionado se encontrarem colocadas no telhado, é recomendável criar um sistema de sombreamento.
Fonte: Guia da Eficiência Energética ADENE (Disponível em http://www.adene.pt/sites/default/files/guiaee_v1310.pdf)