Escolas inquiridas para a Auditoria Energética
Encontra-se em fase de tratamento os dados do inquérito lançado pela ANESPO e pela AEEP com vista à identificação e seleção das 20 escolas que irão ser objeto de auditoria energética.
Com este inquérito a equipa de trabalho irá identificar as escolas interessadas em participar, caracterizando-as através dos seguintes dados: localização, área coberta, número de salas de aula, oficinas, laboratórios, anfiteatro, pavilhão desportivo, etc., anterior auditoria energética, existência de certificado energético das instalações e interesse na realização da auditoria energética.
De seguida, irá selecioná-las, com base nos seguintes critérios:
• 80% de escolas associadas da ANESPO (16) e 20% de associadas da AEEP (4)
• No mínimo, 1 escola por distrito, de entre as interessadas
• Cada escola só poderá ter 1 estabelecimento
• 2 grupos de estabelecimentos: de maior e de menor dimensão
• Tipologia de Oferta Formativa (Salas Aula, Oficinas, Laboratórios, Anfiteatros, Piscina, Pavilhão Desportivo, …)
• Existência de Auditoria Energética anterior
• Existência de Certificado Energético
O objetivo é iniciar a 1ª fase de auditorias energéticas durante o corrente mês de junho.
Nestas procederemos à recolha, tratamento e análise de dados dos estabelecimentos: consumos de energia elétrica, dados de ocupação das instalações e elementos com a descrição e caracterização física das instalações.
Numa fase posterior serão realizadas visitas técnicas detalhadas às instalações, com preenchimento de um questionário, a partir de dados recolhidos no local e por entrevista ao responsável da gestão das instalações técnicas.
Seguidamente, proceder-se-á ao levantamento e caracterização dos estabelecimentos, ao nível dos sistemas energéticos e equipamentos da instalação (Produção de Águas Quentes, Iluminação, Ar Condicionado, Ventilação, entre outros), à monitorização dos consumos de energia elétrica global e por área funcional e determinação de consumos específicos de energia.
A partir daqui iremos proceder à Identificação e Análise Técnica das Oportunidades de Eficiência Energética, quanto à identificação das principais oportunidades de racionalização de consumos de energia (que inclui redução de custos e redução de consumos), identificadas nos seus aspetos energéticos, económicos (análise custo - benefício) e ambientais (CO2).
Finalmente, estaremos em condições de apresentar um plano de melhoria da eficiência energética das instalações, a ser divulgado por outros estabelecimentos escolares.
Com todo este trabalho estarão criadas condições para a concretização das ações de divulgação: brochura informativa, manual de eficiência energética, concurso de ideias interescolar e workshop.
Naturalmente que o elemento inicial e fundamental de todo o trabalho de divulgação é o presente Website, o qual irá valorizando todo o desenvolvimento do projeto ARION.