Projeto ARION – balanço de atividades

Auditorias energéticas

Até à data foram executadas 12 das 20 auditorias programadas no âmbito do projeto ARION financiado pelo PPEC (Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica) da ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos).

As escolas auditadas foram as seguintes:

  1. ESPROSER - Escola Profissional de Sernancelhe 
  2. Escola Tecnológica e Profissional de Sicó
  3. ESCO - Escola de Serviços e Comércio do Oeste
  4. Associação Raul Dória
  5. INSIGNARE-Associação de Ensino e Formação (Escola Profissional de Ourém)
  6. Escola Profissional de Gondomar
  7. Escola Profissional Comércio do Porto
  8. Escola Tecnológica e Profissional de Sertã
  9. Escola Profissional de Trancoso
  10. EPRAL - Escola Profissional da Região Alentejo
  11. Associação Comercial e Industrial de Guimarães/EP CISAVE
  12. Colégio do Ave.

As auditorias energéticas consistem numa monitorização dos consumos de energia, análise das faturas de energia, levantamento dos sistemas consumidores de energia (iluminação, climatização, produção água quente), avaliação técnico-económica de medidas de eficiência energética e avaliação técnico-económica de integração de energias renováveis (solar térmico e solar fotovoltaico). Desta análise resultará um relatório de auditoria energética com um plano de racionalização de energia que será entregue à escola respetiva. Paralelamente, os relatórios de auditorias energética e medidas de eficiência energética serão disponibilizadas no site dedicado ao projeto que está disponível online através do web site da ANESPO e da AEEP.

As restantes auditorias estão em fase de execução estando prevista a sua conclusão muito em breve. Disso daremos notícias brevemente. Posteriormente será desenvolvido um manual de eficiência energética em estabelecimentos escolares profissionais e particulares e um workshop dedicado à temática.

Share:

Anterior Seguinte