Veja aqui a videoreportagem!
Realizado no polo de Sever do Vouga da Escola Profissional de Aveiro, participaram neste evento diversas escolas profissionais, entre dirigentes, professores e alunos, representantes da Câmara Municipal de Sever do Vouga, da ANESPO e da equipa do projeto, num total de mais de 60 participantes. Destaques para as presenças do Vice-Presidente da edilidade, José Manuel Almeida e Costa, do Presidente da Direção da ANESPO, José Luís Presa, e do Diretor da Associação para a Educação e valorização da Região de Aveiro, Jorge de Almeida Castro, excelente anfitrião do evento.
Visita à barragem de Ribeiradio
Para além do Workshop, que decorreu da parte da tarde, o dia começou com uma visita dos participantes à barragem de Ribeiradio, importante infraestrutura hidroelétrica, ainda com poucos anos de atividade. Apesar do mau tempo que não ajudou, os visitantes tiveram a oportunidade de uma visita guiada a esta barragem da EDP. Os nossos agradecimentos à empresa e ao Engº Vítor Leite, que nos orientou na visita.
Os participantes tiveram ainda oportunidade de acompanhar atividades na escola sobre tecnologias e eficiência energética, com a participação de alunos e professores da Escola Profissional de Aveiro.
Workshop
Depois de um almoço de confraternização entre os participantes, a parte da tarde iniciou com um excelente momento musical, a cargo da aluna Inês Fonseca do Curso de Educação Formação de Cuidador/a de Crianças e Jovens.
A Sessão de Abertura começou com a intervenção de Jorge Castro, Diretor da AEVA, o qual manifestou o apreço da Escola Profissional de Aveiro por acolher o evento, o qual considerou importante para as escolas profissionais (EP) e para o País. Refletindo sobre o papel educativo das EP, enquanto transmissoras de uma leitura positiva sobre o mundo e sobre a vida, enquanto expressão da diversidade educativa que delas emana, destacou que essa diversidade se exprime também ao nível da sustentabilidade energética e ambiental.
José Luís Presa, Presidente da Direção da ANESPO, destacou a importância do projeto ARION, enquanto instrumento de sensibilização para a forma como utilizamos as energias, para a adoção de boas práticas pelas EP, e de capacitação das escolas, enquanto transmissoras de saberes e competências na utilização racional das energias, nomeadamente das limpas e renováveis.
Coube ao Vice-Presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga, José Manuel Almeida e Costa, o momento final da sessão de abertura. O edil louvou a iniciativa da ANESPO, expressando o prazer da autarquia em a acolher no seu território, em articulação com a Escola Profissional de Aveiro, entidade com a qual o Município tem já fortes laços de cooperação, manifestando a sua convicção de que este encontro será um bom exemplo para outras escolas, por todo o País.
Boas práticas de eficiência energética
O primeiro painel debateu as Boas práticas de eficiência energética e contou com as participações de Carlos Laia, especialista em energia, ligado à execução do projeto, e de Fernanda Ramos, Presidente da Fundação Alentejo (Escola Profissional da Região do Alentejo).
Este refletiu sobre os desafios da gestão da energia, indicando os passos a seguir, as funções do gestor de energia, os objetivos das auditorias energéticas, os planos de racionalização energética, o estabelecimento de metas e a informação e a revisão. Abordou, em particular, a eficiência energética em edifícios (envolvente, iluminação, climatização), dando alguns exemplos de medidas práticas.
Em síntese, se vou implementar um sistema de Gestão de Energia na minha organização devo definir Responsabilidades, Metas, providenciar Meios (humanos e materiais), executar, medir e rever e, finalmente, comunicar. Quanto às medidas de eficiência energética devo começar pelas mais simples e de baixo investimento, nunca descurando a envolvente do edifício.
Fernanda Ramos, por seu turno, deu-nos testemunho dos investimentos que a sua organização vem realizando, visando a contínua melhoria da eficiência energética. Os participantes ficaram conscientes das boas práticas que já podem ser testemunhadas naquela organização, no domínio das lâmpadas LED e noutros.
Balanço e resultados do Projeto ARION
Procurámos, de seguida, fazer um Balanço e apresentar os resultados do Projeto ARION. Cláudio Casimiro, da ENERSTRAT, perito do projeto, apresentou o Manual de Eficiência Energética e refletiu sobre as oportunidades de financiamento.
Na sua intervenção, recordou que este projeto teve, essencialmente, duas vertentes: auditorias energéticas e ações de divulgação, culminando com o Workshop.
Foram entregues relatórios e fichas técnicas a cada uma das 20 escolas auditadas, elaborado um Plano de Eficiência Energética, concebidos folhetos e elaborado um Manual de Eficiência Energética, identificador das principais medidas.
Na sua exposição, apresentou um exemplo prático, centrado nas medidas de iluminação, apresentou a medida da energia fotovoltaica e destacou ainda o papel do Concurso de Ideias Interescolas.
A terminar, destacou diversas soluções de financiamento disponíveis: ERSE, POSEUR, FEE, FAI e Fundo Ambiental.
Concurso de Eficiência Energética
O Concurso de Ideias Interescolas era o momento mais aguardado por todos os participantes.
Para além da entrega dos diplomas a todos os participantes no concurso, estava ainda em causa a apresentação dos trabalhos e a entrega dos prémios aos 3 primeiros classificados.
Coube a Luís Costa, Diretor Executivo da ANESPO, a condução da sessão.
Os trabalhos a concurso foram:
Os trabalhos estão disponíveis para consulta e download no site do projeto - http://www.projeto-arion.pt/, em RECURSOS, DOCUMENTOS.
Entrega de prémios
Como tinha sido amplamente anunciado, os 3 primeiros classificados foram premiados pela organização.
Um agradecimento muito especial ao Município de Sever do Vouga, que atribuiu o primeiro prémio – um kit fotovoltaico – e à empresa ENERSTRAT – Energia, Ambiente e Mobilidade, que atribuiu os segundo e terceiro prémios: um monitor de energia e uma tomada inteligente.
Em 3º lugar ficou o Instituto Nun’Alvres com o já referido trabalho GREEN EnergINA. Trata-se de um sistema automatizado que permite regular a luminosidade de uma sala de aula, otimizar a utilização dos painéis solares com armazenamento em baterias, minimizar o consumo energético - monitorizando os consumos elétricos e hídricos, controlando os equipamentos, permitindo a redução de consumos desnecessários e da potência contratada ao fornecedor de energia e prolongar a vida útil de qualquer equipamento.
O 2º lugar foi atribuído ao já referido trabalho SÊ EFICIENTE, da Escola Profissional da Guarda. Tratou-se de um interessante vídeo de sensibilização para a Eficiência Energética, com recurso a exemplos muito práticos e simples.
Finalmente, o já referido 1º lugar foi atribuído ao trabalho PLUG & SAVE, do Instituto Profissional da Bairrada.
Com este workshop se culminaram 3 anos de intenso trabalho que a ANESPO vai continuar a promover junto de todas as escolas, continuando a disseminar os materiais produzidos e estando disponível para encarar novos projetos, em prol do objetivo final da EFICIÊNCIA ENERGÉTICA.
CONSULTE A FOTOREPORTAGEM, OS TRABALHOS A CONCURSO E AS APRESENTAÇÕES DO WORKSHOP NO SITE DO PROJETO ARION EM RECURSO, DOCUMENTOS.