Recolha, tratamento e análise de dados dos estabelecimentos alvo da auditoria: consumos de energia elétrica, dados de ocupação das instalações e elementos com a descrição e caracterização física das instalações.
Esta atividade terá uma duração de 2 meses.
Visita técnica detalhada às instalações, com preenchimento de um questionário, a partir de dados recolhidos no local e por entrevista ao responsável da gestão das instalações técnicas.
Esta atividade terá uma duração de 4 meses.
Levantamento e caracterização dos principais sistemas energéticos e equipamentos da instalação (Produção de Águas Quentes, Iluminação, Ar Condicionado, Ventilação, entre outros); Monitorização dos consumos de energia elétrica global e por área funcional; Determinação de consumos específicos de energia.
Esta atividade terá uma duração de 3 meses.
Identificação das principais oportunidades de racionalização de consumos de energia (que inclui redução de custos e redução de consumos), identificadas nos seus aspetos energéticos, económicos (análise custo - benefício) e ambientais (CO2).
Será também efetuada a análise técnica das oportunidades de eficiência energética detetadas nos estabelecimentos de ensino profissional, particular e cooperativo, e uma análise de boas práticas internacionais existentes em edifícios escolares.
Esta atividade terá uma duração de 3 meses.
Apresentação de um plano de melhoria da eficiência energética das instalações a ser divulgado por outros estabelecimentos escolares. A auditoria resultará em recomendações, apresentando medidas de racionalização e controlo e medidas tecnológicas.
Serão também avaliadas as fontes de financiamento para implementação das medidas analisadas para que as entidades, promotora e parceira, possam desenvolver um plano de ação conjunto para a eficiência energética em estabelecimentos de ensino profissional, particular e cooperativo.
Esta atividade terá uma duração de 4 meses.
Produção e distribuição de 6.500 exemplares de uma brochura informativa com os resultados e medidas das auditorias energéticas e boas práticas de eficiência energética em estabelecimentos escolares de ensino profissional, particular e cooperativo.
Esta brochura será também disponibilizada em formato digital para potenciar a disseminação.
Esta atividade terá uma duração de 3 meses.
Produção e distribuição de 650 exemplares de um manual de eficiência energética em estabelecimentos escolares de ensino profissional, particular e cooperativo. Pretende-se criar um material de fácil manuseamento e leitura para uma melhor compreensão.
O formato assemelha-se a um livro do tamanho A5 no máximo com 20 páginas (incluindo capa) com uma apresentação apelativa e com a qual se espera cativar e sensibilizar a comunidade educativa de ensino profissional, particular e cooperativo para a eficiência energética.
Esta atividade terá uma duração de 2 meses.
Lançamento de um concurso de ideias interescolar que motive os alunos, organizados em grupos, a apresentar soluções no âmbito da promoção da eficiência energética e da redução de consumos, tendo em vista a sua implementação no curto prazo nos próprios estabelecimentos de ensino. Para as melhores ideias está prevista a atribuição de prémios.
O júri do concurso será́ composto por elementos representativos dos Parceiros e técnico especialista.
O concurso de ideias interescolar termina a 31 de março de 2019. O concurso será divulgado através de folhetos e posters nas escolas. No final serão efetuadas entrevistas com alunos e/ou professores das escolas participantes no sentido de avaliar o grau de satisfação dos intervenientes, a adequação dos conteúdos e o sucesso das ações. Os resultados finais serão divulgados no workshop (Atividade 9).
Consulte o REGULAMENTO DO CONCURSO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Quem Promove?
A ANESPO – Associação Nacional das Escolas Profissionais, em parceria com a AEEP – Associação dos Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo, no âmbito do Programa para a Promoção da Eficiência no Consumo de energia elétrica (PPEC) financiado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), promove o Concurso “Eficiência Energética em Estabelecimentos Escolares - ARION”, que tem como principal objetivo sensibilizar os jovens em idade escolar para a eficiência energética.
Quem pode concorrer?
O concurso tem como grupo alvo os jovens (idade mínima de 15 anos) que frequentem o Ensino Profissional e Secundário. Os participantes podem candidatar-se, individualmente ou em grupo (composto no máximo por cinco elementos), no âmbito de uma escola. Em caso de empate na avaliação, serão valorizados os trabalhos coletivos e multidisciplinares.
Qual o tema a apresentar?
O tema central do concurso é a EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
“A eficiência energética é a otimização que realizamos no consumo de energia”.
É possível fazer uma utilização responsável, ou seja, consumir menos energia em cada produto ou serviço que utilizamos, sem alterar o nosso estilo de vida ou sem abdicar do nosso conforto. A isto chama-se eficiência energética e não é um conceito difícil de perceber nem de praticar, mas implica tomar medidas. Estas medidas dividem-se tipicamente em medidas comportamentais e medidas tecnológicas. As medidas comportamentais são originadas por ações no nosso quotidiano para poupança de energia. Por exemplo, apagar a luz ao sair de uma sala de aula é o princípio mais simples destas ações. Outra medida é a escolha, aquisição e utilização adequada de equipamentos sem ter de diminuir o seu conforto, como por exemplo iluminação mais eficiente do tipo LED ou etiquetagem energética de equipamentos.
Que tipos de trabalhos?
Serão aceites trabalhos em todas as categorias e em todos os formatos, sendo incentivada a criatividade em todos os aspetos (conteúdos, materiais, técnicas, etc.). No entanto, os trabalhos deverão observar as seguintes limitações:
IMPORTANTE: A categoria Happening/Performance é a única onde o número de participantes não tem limites. O happening é uma manifestação artística ao vivo que envolve improvisações e participação da audiência numa mistura de performances teatrais, dança, canto, poesia e artes plásticas. A performance é uma modalidade de manifestação artística interdisciplinar que - assim como o happening - pode combinar teatro, música, poesia ou vídeo, com ou sem público. Estes trabalhos deverão ter uma breve descrição e ser registados/apresentados a concurso em formato vídeo (Youtube - 4 minutos de duração e 250MB).
Os trabalhos que não obedeçam às temáticas ou que ultrapassem as limitações especificadas poderão ser excluídos da avaliação no âmbito do concurso. Cada trabalho deverá conter a identificação dos autores (nomes e respetivas idades). Para além da identificação dos autores é obrigatório a identificação da escola e dos professores/responsáveis que acompanharam a sua execução. Todos os trabalhos submetidos são passíveis de poderem vir a ser reproduzidos, em distintos formatos, quantidades e ocasiões, sem fins lucrativos e por alguns ou todos os promotores, em ações de sensibilização para a eficiência energética. Os trabalhos vencedores poderão vir a ser divulgados nos portais das entidades promotoras.
Como inscrever-se?
As inscrições devem ser feitas na ANESPO através do e-mail geral@anespo.pt ou através deste site na página de Contactos. O responsável pela inscrição deverá indicar a escola, o nome, o telefone e o e-mail de contacto.
Onde entregar?
Os trabalhos devem ser entregues na ANESPO ou através do e-mail geral@anespo.pt. O envio dos trabalhos por correio, ou por e-mail, é da responsabilidade dos concorrentes.
Quando entregar?
Os trabalhos deverão ser enviados para a ANESPO até́ ao dia 31 de março de 2019..
Quem avalia?
Os trabalhos apresentados a concurso serão apreciados por um júri constituído por um representante da ANESPO, um representante da AEEP e um técnico especialista na área.
Critérios de avaliação
Os trabalhos serão avaliados considerando os seguintes aspetos:
Há prémios?
No dia do workshop final do projeto ARION – Eficiência Energética em Estabelecimentos de Ensino, todos os participantes receberão um certificado de participação e lembranças. Serão distinguidos três trabalhos vencedores os quais terão apresentação pública no referido workshop, conforme programa a divulgar.
Os trabalhos premiados terão direito a:
1º Lugar –1 kit fotovoltaico de 250 W
2º Lugar – 1 monitor de energia
3º Lugar – 1 tomada inteligente
Dúvidas
Serão esclarecidas pela ANESPO de cujas decisões não haverá recurso.
Realização de um Workshop de um dia de apresentação pública dos resultados desta medida, a ser realizado nas instalações escolares com as melhores condições para o efeito (a definir na altura) e dirigido a toda a comunidade educativa.
Será feita a análise e o balanço de todas as atividades realizadas com o objetivo de sensibilizar a população escolar para as questões da eficiência energética.
Para além desta atividade, pretende-se convidar um conjunto de especialistas na matéria de modo a exemplificar boas práticas anteriores bem sucedidas. Será́ divulgado o resultado do concurso de ideias interescolar (Atividade 8).
Esta atividade terá uma duração de 1 mês.