Parcerias

A presente medida ARION está direcionada para a melhoria da eficiência energética das escolas profissionais associadas da ANESPO e para os estabelecimentos de ensino associados da AEEP. O universo de associados global das duas associações é de cerca de 600, correspondentes a 631 estabelecimentos de ensino e envolvendo mais de 30.000 docentes e outros colaboradores e 240.000 alunos.

Associação Nacional de Escolas Profissionais

Associação Nacional de Escolas Profissionais

Entidade Promotora

ANESPO foi criada em 1991, na sequência de um processo apoiado pelas Escolas Profissionais que já existiam e por um conjunto de personalidades ligadas à Educação e à comunidade empresarial que viram no ensino profissional um importante fator de coerência e desenvolvimento da qualidade.

A ANESPO congrega a maioria das Escolas Profissionais – cerca de 150, com 200 estabelecimentos escolares — distribuídas pelo continente e ilhas, pertencentes às diferentes entidades privadas da sociedade civil, desde Associações Empresariais e outras — Fundações, Cooperativas, Autarquias e Sociedades.

É uma associação empresarial sem fins lucrativos, cuja atividade tem como eixos orientadores o apoio às Escolas Profissionais, a dinamização e dignificação do ensino artístico e profissional, a realização de projetos inovadores, através do estabelecimento de parcerias com instituições nacionais e transnacionais, o reforço do papel dinamizador das Escolas Profissionais junto das comunidades, a promoção da qualidade do ensino das Escolas Profissionais, nomeadamente contribuindo para a definição de princípios de orientação pedagógica e de certificação profissional, o desenvolvimento da formação contínua de professores e o papel de interlocutor junto das diversas instituições.

Website: ANESPO

Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo

Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo

Entidade Parceira

AEEP é uma entidade de âmbito nacional, com 431 estabelecimentos associados, distribuídos por todo o continente e pelas ilhas. 

Constituída em 1975, a associação rege-se por um estatuto que determina um extenso leque de atividades e que se agrupam em quatro esferas fundamentais de atuação:

  • Fortalecimento da estabilidade pedagógica, financeira e administrativa do Ensino Particular, através de um intenso relacionamento com diversos parceiros institucionais;
  • Desenvolvimento de instrumentos com vista à melhoria da qualidade dos estabelecimentos de ensino;
  • Fomento da oferta de formação, direcionada para os Diretores bem como para os agentes educativos dos estabelecimentos de ensino, realizadas em parceria com entidades especializadas nos diversos domínios pedagógicos e técnicos;
  • Prestação de serviços específicos (jurídicos, técnicos, informativos e documentais), vocacionados exclusivamente para os associados, que congregam hoje uma multiplicidade de recursos humanos e materiais, recentemente melhorados, com vista à satisfação de necessidades emergentes, evidenciadas pelos associados.

Website: AEEP

Município de Sever do Vouga

Município de Sever do Vouga

Apoiante

O concelho de Sever do Vouga, possui uma população residente de 12.356 habitantes (2011), a qual se distribui economicamente pelos seguintes sectores de actividade: sector I (5%), sector II (59%) e sector III (36%)

A existência de uma exploração agrícola de minifúndio, sujeita às vicissitudes do relevo (socalcos), associada à utilização de técnicas agrícolas tradicionais, executadas predominantemente por mulheres, confere-lhe um estatuto de agricultura de subsistência.

Não deixa, contudo, de ser extremamente belo a diversidade de colorido, pela variedade de culturas (hortas, laranjais, vinhas, milheirais, pomares e pastos) associado ao VERDE que é constante ao longo de todo o ano, e à ÁGUA que serpenteia nos riachos ou rios, precipitando-se em quedas ou estendendo-se em leitos extensos, proporcionando a formação de pequenas praias fluviais.

O sector industrial, com cerca de 59% da população activa é aquele que tem constituído mais preocupação no contexto do desenvolvimento económico e social, pelo que, novas áreas industriais foram já criadas e perspectiva-se a criação de mais três pequenas zonas industriais. As actividades económicas de maior relevo são na área da metalomecânica e serralharia, construção civil, transformação de pedra, seguidas de mobiliário e calçado.

No que respeita ao sector terciário, verifica-se uma evolução significativa da população activa com cerca de 36%, ultrapassando assim o sector I (este prejudicado pelo aumento da emigração e domínio crescente da mata/floresta).

Website: Município de Sever do Vouga